Como chegar aqui:

Extensão

PA-KUA - CONHECIMENTO MILENAR PARA O HOMEM MODERNO

Coordenador do Programa: Geraldo Menegazzo Varela
Telefone: (47)33578484  47 98816-5885
E-mail: geraldo.varela@udesc.br

Bolsistas:
Gabriela Rodrigues Alves
Kevin Kons

Início Previsto: 01/03/2018
Término Previsto: 31/12/2019

 

O programa tem seu objetivo baseado na fenomenologia, que valoriza a vivência como processo de aprendizagem, vinculando a prática como 'long life learning process' (Merleau-Ponty, 1972). Desta forma, o Pa-Kua será a ferramenta do educador para o processo de desenvolvimento do aluno, desenvolvendo diversas virtudes físicas, mentais e psicofísicas, além de proporcionar à comunidade de pesquisadores na área de biomecânica e reconhecimento de imagem dados para apoiar suas atividades, promovendo, desta forma, um processo de integração recíproca entre campos de conhecimento.

Este programa possui as seguintes ações:

 

Projeto 'Pa-Kua':
Objetiva dar início às modalidade de Pa-Kua, permitindo que a comunidade, independente de idade, sexo,ou poder aquisitivo, tenha acesso a novas práticas marciais e terapêuticas e tenha os benefícios da realização de atividade física regular. As modalidade que serão ministradas serão: Arte Marcial, Yoga, Armas de Corte, Arqueria e Tai-Chi.
Público Alvo: Comunidade em geral do município de Ibirama e região
Coordenador da ação: Geraldo Menegazzo Varela

 

Projeto 'Defesa pessoal feminina':
Objetiva ensinar mulheres e LGBT+ a se defenderem de forma simples, rápida e efetiva contra situações de abuso e violência, além de incentivar a praticarem uma arte marcial sem medo de serem julgadas ou discriminadas. Estes minicursos acontecerão todo mês de Março (Mês da Mulher) e Outubro (mês do Outubro Rosa) em nove cidades: Ibirama, Brusque, Florianópolis, Guabiruba, São José, Balneário Camboriú, Campos Novos, Herval D'Oeste e Blumenau.
Público Alvo:  Mulheres e LGBT+ dos municípios das regiões de Ibirama, Brusque, Florianópolis, Guabiruba, São José, Balneário Camboriú, Campos Novos, Herval D'Oeste e Blumenau.
Coordenador da ação: Geraldo Menegazzo Varela

 

Projeto 'Biomecânica aplicada ao equilíbrio': Objetiva pesquisar a biomecânica nas práticas através do desenvolvimento pessoal do equilíbrio evitando, por exemplo, quedas em idosos.
Público Alvo: Idosos da região de Ibirama, profissionais, estudantes e pesquisadores de Educação Física e Engenharia de Software e demais membros da comunidade interessados.
Coordenador da ação: Geraldo Menegazzo Varela

 

Projeto 'Kinect aplicado ao Pa-Kua': Objetiva pesquisar e desenvolver uma aplicação que avalie a cinemática de técnicas aplicadas nos treinamentos, tal como a trajetória de um golpe, corte de espada ou tiro de flecha.
Público Alvo: Profissionais, estudantes e pesquisadores de Engenharia de Software e demais interessados em tecnologia.
Coordenador da ação: Geraldo Menegazzo Varela


Conheça o programa na íntegra.
 

 
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI / Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000 - Telefone/FAX: (47) 3357-8484
© 2010-2012 SETIC - UDESC