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Ensino

Bacharelado em Sistemas de Informação

Diretrizes Curriculares do Curso

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação não possui uma diretriz curricular própria. Assim, a referência utilizada é a Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciência da Computação – Anexo I.

Princípios que Norteiam a Formação Profissional

O Curso é voltado para a atividade-meio, onde se utiliza o computador como suporte para processos administrativos e de negócios.

Neste sentido:

•Visam a formação de recursos humanos para automação de sistemas de informação das organizações;

•Colocam sua ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos no uso eficiente das tecnologias nas organizações;

•Reúnem a tecnologia da computação e a tecnologia da administração num enfoque pragmático e não muito teórico;

•Envolvem todas as atividades de transformação de trabalho, originalmente desempenhado pelo homem em tarefas executadas por sistemas computacionais;

•Visam o aumento da produtividade, eficiência, segurança e redução de custos;

•Buscam a aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia da informação;

•Buscam o desenvolvimento e evolução de sistemas e infra-estrutura para uso em processos organizacionais e interorganizacionais;

•Buscam o uso criativo da tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão;

•Visam a busca do uso combinado de recursos humanos e computacionais que inter-relacionem a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial nas organizações;

•Buscam analisar problemas, criar novos produtos e serviços e viabilizar questões complexas;

•Envolvem perspectivas múltiplas e conhecimentos multidisciplinares que incluem diversos campos do conhecimento;

•Buscam a combinação de hardware e software, de uso geral e específico incluindo sistemas de informação, aliado às tecnologias de armazenamento, distribuição, telecomunicação e visualização por meio de diversas mídias e suas respectivas técnicas.

O profissional qualificado em Sistemas de Informação se preocupa em antecipar as incertezas do futuro em um ambiente dinâmico que inclui além dos seus usuários e criadores, o relacionamento com outras organizações (clientes, fornecedores, competidores, agências de regulamentação, etc).

Para configurar esta formação, se foca nos princípios de: análise, competência, gestão, direção, coordenação, avaliação, estudo, planejamento, desenvolvimento, classificação e fiscalização.

O Curso e suas Finalidades

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação busca formar profissionais para atuar em setores da comunidade que necessitam do computador para apoiar seus processos administrativos e de negócios, como empresas do setor de comércio, indústrias e prestação de serviços, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, em organizações privadas, governamentais, escolares, hospitalares, etc.

Competências e Habilidades Exigidas

O profissional de Sistemas de Informação deve ter competências e habilidades para:

•Interagir com as diversas áreas das organizações concebendo, desenvolvendo, gerenciando e aprimorando sistemas de tratamento automatizado de informação;

•Elaborar, executar, supervisionar e avaliar planos, projetos e programas de tratamento automatizado de informação;

•Ter capacidade de interagir com profissionais que dão suporte ao desenvolvimento de sistemas de informação;

•Ter capacidade de interagir com profissionais que se utilizem de sistemas de informação na execução de suas atribuições dentro das organizações;

•Identificar fontes, seja a nível nacional quanto internacional, de desenvolvimento científico e tecnológico na área de sistemas de informação e ter capacidade de se comunicar com elas;

•Desenvolver uma postura ética no tratamento de informações;

•Analisar o funcionamento de uma organização, identificando necessidades para propor e implantar soluções em hardware e software;

•Utilizar, adequada e eficazmente as tecnologias de informação na solução de problemas relativos a domínios de aplicações específicas;

•Aplicar conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da área e contribuindo para a busca de soluções em diferentes setores nas organizações.

 
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