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Ensino

Bacharelado em Ciências Contábeis

Diretrizes Curriculares do Curso

RESOLUÇÃO CNE / CES 10, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2004 – ANEXO I.

Princípios que Norteiam a Formação Profissional

O curso de Ciências Contábeis tem, por objetivo, a formação de profissionais capacitados a desempenhar atividades pertinentes à profissão, definidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Transmitir conhecimentos, garantindo qualidade ao ensino na área de Ciências Contábeis, compreendendo o projeto como um processo, o que significa movimentação interna do curso na busca de seu aperfeiçoamento. Adotar uma abordagem inovadora para o curso, integrando todos os segmentos da sociedade que devem estar envolvidos no processo, definindo uma política de atividade profissional coerente com essa postura. Manter permanente avaliação do tipo de profissional a ser formado e do papel social da Instituição no avanço da compreensão da sociedade contemporânea e das estruturas organizadas nos setores públicos e privado.

Na região do Alto Vale do Itajaí, em geral, as empresas são de porte médio e pequeno e pretendeu-se disponibilizar profissionais que auxiliem na tomada de decisão e possibilitem a esses empresários a continuidade dos seus negócios.

Existe o consenso de que a Contabilidade está inserida no universo das ciências, tanto que o curso é Ciências Contábeis, assim como pressupõe a existência de uma doutrina a ser transmitida nos cursos superiores, a partir da graduação.

A Contabilidade entendida e tratada como ciência aplicada tem objeto e objetivos próprios. Portanto, não é possível separar a teoria da prática, o que implica na formação de profissionais com sólida cultura geral e técnica e formação acadêmica completa, em que esteja presente a solidez conceitual da ciência e do conhecimento de como executar os processos que compõem a sua prática.

A formação teórica e prática simultânea é uma exigência do mercado de trabalho e uma responsabilidade dos centros de formação profissional. É necessário dirigir, de forma objetiva e planejada, o curso para essa realidade, sob a pena do total descompasso entre a formação profissional e a realidade.

O curso formulado tem a preocupação em formar profissionais preparados para o mercado de trabalho, onde a postura Ética Profissional tem lugar de destaque e os aspectos gerencial, fiscal e tributário formam a base do conhecimento técnico.

A proposta curricular não conduz à formação de profissionais com especialização específica; enfatiza a formação geral do contador, priorizando um profissional generalista ao especialista, por este ser o anseio do mercado.

Com o intuito de atingir os objetivos propostos, é intensificada a relação universidade/empresa, de modo a oferecer ao aluno maior vivência com a comunidade empresarial, além de não esquecer a vocação regional, ou seja, os contextos social, econômico e geográfico de Santa Catarina. Neste sentido, as disciplinas técnicas do curso prevêem metodologias para o relacionamento teoria e prática.

O Curso e suas Finalidades

O mercado de trabalho do Contador é potencializado, pois todas as entidades, tanto públicas, privadas ou mistas, são obrigadas a tê-lo em seu quadro funcional, como empregado efetivo ou prestador de serviço autônomo e, nestes casos, o contador atua como consultor de empresas.

A atividade do profissional formado em Ciências Contábeis compreende:

•Execução ou supervisão de contabilidade de empresas públicas, privadas ou mistas, associativas/ cooperativas e entidades sem fins lucrativos;

•Contabilidade tributária;

•Escrituração e elaboração de balanços e demonstração de resultados;

•Consultoria contábil;

Análise das demonstrações contábeis;

•Análise de custos e formação de preço de venda;

•Auditorias interna e externa;

•Orçamento para empresas públicas e privadas;

•Controladoria;

•Perícias contábeis, fiscais, financeiras, administrativas e de serviços contábeis.

Competências e Habilidades Exigidas

O Curso de Ciências Contábeis baseia-se em seis grandes áreas de concentração, que resumimos a seguir:

•Área Básica: aborda as Contabilidades Introdutória, Intermediária e Avançada, apoiadas na ética, na metodologia científica e no conhecimento de português instrumental;

•Área da Controladoria: contém o estudo de Custos, Auditoria, Orçamento Público, Sistemas Contábeis, Microinformática e Laboratório Contábil;

•Área Gerencial: envolve a Contabilidade Gerencial e Decisorial, Técnicas de Medição de Desempenho, Planejamento Financeiro, Matemática Financeira, Marketing e Mecanismo das Instituições Financeiras;

•Área de Métodos Quantitativos: contém Matemática e Estatística;

•Área da Legislação: envolve Direito Comercial, Societário, Tributário e Trabalhista, Planejamento Tributário e Perícia Contábil;

•Área Sócio-econômica: aborda a Teoria das Organizações, Teoria Econômica, Economia Brasileira, Economia Internacional e Comércio Exterior, Política e Cidadania, Sociologia e Psicologia.

A formação plena do profissional que vai atuar nesse mercado de trabalho é garantida por meio do desenvolvimento de conteúdos programáticos ecléticos que propiciam uma formação humanística e técnica competente, atenta, inclusive, aos reflexos da internacionalização dos negócios empresariais, de forma a permitir excelente desempenho nas áreas de atuação do contador, que são as seguintes:

•Auditoria interna e externa;

•Análise de custos e formação de preços de venda;

•Análise das demonstrações contábeis;

•Avaliação econômico-financeira de empresas;

•Consultoria e planejamento contábil;

•Contabilidade de empresas comerciais, industriais e de serviços;

•Contabilidade de órgãos governamentais;

•Contabilidade de tributos;

•Controladoria;

•Perícia contábil;

•Escrituração e elaboração das demonstrações contábeis.

 
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