Como chegar aqui:

Engenharia Civil


 

1. Até quando o curso de Engenharia Sanitária será ofertado?

A partir do semestre de 2018/2 a UDESC Ibirama passa a oferecer o curso de Engenharia Civil, e o curso de Engenharia Sanitária seguirá o seguinte plano de extinção gradativo, com início em 2018/2e término em 2022/2. Confira o quadro de Implantação de Eng. Civil versus Extinção de Eng. Sanitária.

2. Quais são as formas de ingresso no curso de Engenharia Civil?

As formas de ingresso nos cursos da UDESC são as seguintes:

- Vestibular;
- SISU;
- Transferência interna;
- Transferência externa e
- Retorno ao portador de diploma de curso de graduação.
 

Entretanto, o ingresso através de transferências e retorno se dá por edital específico e visa o preenchimento de vagas oriundas de evasão. Portanto, é possível que nos primeiros semestres do curso de Engenharia Civil essas possibilidades de ingresso não ocorram. Portanto, os interessados em ingressar em Engenharia Civil já no semestre de 2018/2 deverão prestar o vestibular.
 

3. Vou permanecer cursando Engenharia Sanitária. Poderei cursar disciplinas no curso de Engenharia Civil?

Alunos do Curso de Engenharia Sanitária que queiram cursar disciplinas no Curso de Engenharia Civil para posterior equivalência em seu curso deverão pedir autorização à Chefia de Departamento antes de cursar a disciplina. Isso é feito através de solicitação formal na Secretaria de Ensino de Graduação, que encaminha o pedido ao departamento do curso.

É importante destacar que as disciplinas do curso de Engenharia Civil serão oferecidas somente no período matutino. Portanto, em caso de reprovação, os alunos de Eng. Sanitária deverão matricular-se nas equivalentes ofertadas no período matutino. A oferta de disciplinas em estudo dirigido ocorrerá somente mediante demanda de acadêmicos que comprovem a impossibilidade de cursar a disciplina originariamente de período vespertino no período da manhã (trabalho).

   O pedido de autorização para cursar disciplina em outro curso também vale no caso dos demais cursos da UDESC. O interessado em cursar disciplina em qualquer outro curso que não seja o seu deve formalizar o pedido e após o término do semestre, solicitar a validação formalmente à Secretaria de Ensino de Graduação, pois o processo não é automático. A matrícula em disciplinas de outros cursos conta no limite máximo de créditos permitidos para matrícula no semestre letivo.
 

4. Pretendo prestar Vestibular e ingressar no curso de Engenharia Civil. Que disciplinas poderei validar?

tabela de equivalências está disponível na Resolução CONSUNI nº 069/2017.  Consulte o Quadro de Equivalências
 

5. O que é uma disciplina isolada e como posso cursar?

A disciplina isolada trata-se daquela que NÃO possui equivalência em seu currículo. Exemplo: um acadêmico deseja em cursar uma disciplina do curso de Engenharia Civil apenas por interesse no conteúdo a ser estudado. 
 

6. Posso cursar disciplinas equivalentes em outra instituição? Como proceder?

Sim, é possível. Porém, para isso o acadêmico deve seguir a tramitação correta, sob pena de não ter sua validação aceita.
O(a) interessado(a) deverá procurar a Secretaria de Ensino de Graduação munido(a) da seguinte documentação:

- Requerimento para validação (disponível na Secretaria).
- Programa da disciplina a ser cursada e/ou plano de estudo autenticado pela IES emissora.
- Comprovante do reconhecimento do cursopor órgão de regulação competente, quando originado de outra IES brasileira; 
- Quando originado de IES estrangeira, comprovante de que a instituição emitente dos documentos seja uma Instituição de Ensino Superior (deve apresentar “Visto Consular”, excetuando-se os países acordados com o Brasil para esta finalidade, sendo que é de responsabilidade do(a) acadêmico(a) apresentar documento que comprove o acordo).

Informações complementares a serem fornecidas pela IES na qual o aluno irá cursar a disciplina (podem constar no programa da disciplina): Carga horária da disciplina e Semestre letivo a ser cursado .

OBS: Independente da autorização da Chefia de Departamento para que as disciplinas sejam cursadas em outra IES, conforme a Resolução nº 016/2014 do CONSEPE, será validado no máximo 10% da carga horária do curso em disciplinas obrigatórias e/ou optativas.
 

7. Ainda tenho dúvidas sobre o curso. A quem devo procurar?

Os técnicos da Secretaria de Ensino de Graduação da UDESC Ibirama estão à disposição dos acadêmicos para atendimento nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 13h às 20h30min.

Além disso, é possível entrar em contato com o setor através do e-mail secretaria.ceavi@udesc.br ou do telefone (47) 3357-8484.






 

 
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI / Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000 - Telefone/FAX: (47) 3357-8484
© 2010-2012 SETIC - UDESC