Como chegar aqui:

Engenharia Civil

Legislação

O currículo do Curso de Engenharia Civil proposto pela UDESC/Ibirama obedece

RESOLUÇÃO CNE / CES 11, DE 11 DE MARÇO DE 2002 - Diretrizes Curriculares Nacionais
RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 18 DE JUNHO DE 2007 
RESOLUÇÃO CNE/CES 3, DE 2 DE JULHO DE 2007

RESOLUÇÃO N°1 - MEC/CNE/CP, DE 30 DE MAIO DE 2012
RESOLUÇÃO N°2 - MEC/CNE/CP, DE 15 DE JULHO DE 2012
RESOLUÇÃO N°1 - CNE/CP, DE 17 DE JUNHO DE 2004
 

Carga Horária Total do Curso

O Curso de Engenharia Civil terá um total de 5184 horas, incluindo neste montante as atividades complementares e estágio curricular supervisionado. Deste total, 20% poderá ser oferecido na modalidade à distância.
 

Período de Integralização

O tempo mínimo para integralizar o Curso é de cinco anos (05 anos ou 10 semestres) não permitindo redução, exceto em casos especiais em que o aluno tenha aproveitamento de estudos por tê-los realizados em outro Curso da área, o que permitiria uma redução do seu tempo de integralização. O limite máximo para integralizar o Curso é de nove anos (09 anos ou 18 semestres).
 

Condições de Ingresso

O número total de vagas oferecidas quando de sua integralização somam 400 (quatrocentas) vagas, sendo oferecidas 80 (oitenta) vagas anuais, com entradas semestrais de 40 (quarenta) vagas. O quantitativo para ingresso via Vestibular da UDESC é de 30 vagas e através do SISU (prova do ENEM) é de 10 vagas.
   O ingresso aos Cursos de Graduação da UDESC nas modalidades Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso após Abandono, Retorno aos Portadores de Diploma de Curso de Graduação e Retorno para nova opção de habilitação no mesmo curso para concluintes da UDESC é regulamentado pela Resolução n°025/2012-CONSEPE.
 

Estrutura Curricular

A estrutura curricular proposta envolve aspectos relacionados às características dos alunos, dos docentes, dos programas desenvolvidos, dos pressupostos filosóficos do Curso, buscando uma maior articulação entre teoria e prática, uma melhor otimização dos recursos disponíveis e da legislação que regulamenta os procedimentos que permitem o desenvolvimento do currículo, assegurando uma melhor progressão dos alunos ao longo do Curso através do desdobramento dos núcleos de conteúdos, em disciplinas distribuídas nos semestres letivos.
Neste sentido, a estrutura curricular proposta foi construída contemplando três núcleos de conteúdos (Conforme disciplina a resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002) desdobrados em disciplinas que cobrem os conteúdos dos núcleos básico, profissionalizante e especifico além das atividades complementares e do estágio curricular supervisionado obrigatório.
    O núcleo de formação básica do Curso está caracterizado por um conjunto de disciplinas teóricas e práticas, de maneira a dar ao egresso, além de uma formação básica em Ciências da Engenharia, uma formação geral em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
   O núcleo de formação profissionalizante do Curso está estruturado visando uma formação profissional geral versando sobre um conjunto coerente de tópicos estabelecidos nas diretrizes curriculares e desdobrados numa série de disciplinas que buscam estimular uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais dentro de uma visão ética e humanística.
   O núcleo de formação específica do Curso contempla a extensão e aprofundamentos do núcleo de conteúdos profissionalizantes, bem como conteúdos que venham a caracterizar modalidades, sendo desenvolvido nas disciplinas obrigatórias, nas disciplinas optativas e no Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil.
   As atividades complementares do Curso se caracterizam por atividades desenvolvidas em Laboratórios do Centro e outras atividades acadêmicas reguladas pela Universidade. O total da carga horária destinada ao desenvolvimento das Atividades Complementares será de, no mínimo, 8% do total da carga horária mínima do Curso. Foi estabelecido um mínimo de quatrocentos e trinta e duas horas (432 horas), equivalente a 10% da carga horária do Curso.
  O Estágio Curricular Supervisionado será desenvolvido de conformidade com sua regulamentação própria, num total de quatrocentos e trinta e duas horas (432 horas), equivalente a 10%  da carga horária do Curso.

 
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI / Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC
CEP: 89.140-000 - Telefone/FAX: (47) 3357-8484
© 2010-2012 SETIC - UDESC